OHSAS 18001

O que significa OHSAS?
 
OHSAS significa Occupational Health and Safety Assessment Specification (Especificação para Avaliação da Segurança e Saúde Ocupacional).

 O que é OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 é um padrão internacional que define requisitos relativos a sistemas de gestão de saúde e segurança. Proporciona às organizações controle e conhecimento de todos os riscos relevantes envolvidos tanto em sua operação normal quanto em situações anormais, permitindo-lhes melhorar seu desempenho.

Quais são os principais benefícios?

-Melhorar a eficiência e, consequentemente, reduzir acidentes e a perda de tempo de produção;
-Aumentar o controle e redução de riscos através da definição de objetivos, metas e desenvolvimento de responsabilidades;
-Demonstrar seu compromisso na proteção dos trabalhadores, propriedades e fábricas;
-Demonstre sua conformidade legal;
-Aumente sua reputação em Segurança e Saúde Ocupacional;
-É uma parte integrante da estratégia de sustentabilidade;
-Incentivar uma comunicação interna e externa mais eficaz.

Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.

Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

A OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente reconhecida para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Foi desenvolvida por um conjunto de organismos comerciais líderes, organismos internacionais de normas e certificação com foco em uma lacuna para a qual não existe uma norma internacional certificável por organismos certificadores.

A OHSAS 18001 foi desenvolvida  com compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.

As etapas do processo incluem (não exclusivamente):

1) O desenvolvimento da política.
2) O Planejamento, que inclui as sub-etapas de: - identificação de perigos; - avaliação dos riscos; - determinação dos controles; - apontamento dos requisitos legais;
3) Implementação e operação - definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades; - definição do quadro de competências, treinamento e conscientização; - comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas; - definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações de SSO; - Preparação e resposta a emergências;
4) Verificação e controle - monitoramento e medição do desempenho; - avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros); - investigação (incidentes, não-conformidades, ações preventivas e corretivas); - controle de registros; - auditoria interna;
5) Análise crítica pela direção

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