Apresentação

O principal objetivo deste blog e como engenheiro de segurança é, disseminar informações à respeito de segurança e saúde do trabalho, sejam elas para profissionais da área, sejam elas para leigos no assunto.

Atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho


O papel do engenheiro de segurança do trabalho em uma empresa, e suas devidas atividades básicas e funções exercidas, é assessorar empresas industriais e de outro gênero em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades dessas empresas no campo da prevenção de acidentes, inspeciona estabelecimento fabris, comerciais e de outro gênero, verificando se existem riscos de incêndios, desmoronamentos ou outros perigos, para fornecer indicações quanto às precauções a serem tomadas; promove a aplicação de dispositivos especiais de segurança para prevenir ou diminuir a possibilidade de acidentes.

Por sua formação, o engenheiro é o homem que planeja, projeta e executa, porém existem ambientes e situações que não podem ser mudadas e que o engenheiro tem que controla-las, tais como: Insalubridade, temperatura, ventilação, iluminação, ruídos, carga máxima, cores apropriadas, jornada de trabalho, estocagem de materiais perigosos (Explosivos, Corrosivos, Agressivos), trabalho repetitivo e desgastante. Ou seja, visa dar ao trabalho uma conotação mais humana não se prendendo exclusivamente à tecnologia, que deve existir para beneficiar o homem, nunca prejudica-lo. Porém, a simples eliminação destas, por um bom planejamento e projeto, não impede que acidentes ocorram nos atos inseguros praticados pelo trabalhador ou fatores pessoais de insegurança. O engenheiro é o líder, seja imposto, seja natural, e sua cultura, aliada aos conhecimentos tecnológicos, o fazem o guia inconteste da massa trabalhadora. Aproveitando esta circunstância, poderá, por um trabalho de conscientização aliado a um treinamento, evitar os atos inseguros e uma boa parcela dos fatores pessoais de insegurança.

Fonte: Alguns trechos foram tirados da Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário