6.1 Provisão de Recursos e 6.2 Recursos Humanos.

Requisito 6.1 Provisão de Recursos

A organização deve determinar e prover recursos necessários para

a) implementar e manter o sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente sua eficácia, e

b) aumentar a satisfação de clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.


Objetivos determinados pela organização demandam processos e atividades, que demandam recursos. como por exemplo financeiros, humanos, infra-estrutura, hardware, software, etc.
Para que os requisitos do cliente sejam atendidos uma organização deve agregar valor a materiais e informações e isso vai exigir recursos. Cabe a alta direção identificar e fornecê-los, isso faz parte do planejamento do sistema de gestão.






Requisito 6.2 Recursos Humanos


6.2.1 Generalidades

As pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes com base em educação, treinamento, habilidade e experiência aprovados;

NOTA - A conformidade com os requisitos do produto pode ser afetada direta ou indiretamente pelas pessoas que desempenham qualquer tarefa dentro do SGQ;

Praticamente todas as pessoas na organização afetam a conformidade do produto, tanto o pessoal de vendas, compras, projeto, comunicação como o pessoal da qualidade e produção. Todos de uma forma direta ou indireta afetam a conformidade do produto. Segundo a ISO 9001 a competência deve ser formada por 4 critérios: educação, treinamento, habilidade e experiência. Vamos ver um exemplo

Educação: Curso Superior em Engenharia de Produção;
Treinamento: Curso de Auditor Lider e Gestão de Projetos;
Habilidade: Negociação e comunicação;
Experiência: 5 anos atuando como Coordenador da Qualidade.

Você ainda pode ser mais específico, exigindo graduação na instituição "tal" e experiência em empresas do ramo "tal". Cabe a Alta Direção mapear e fornecer esses recursos.

6.2.2 Competência, Treinamento e Conscientização

A organização deve
a) Determinar a competência necessária para as pessoas que executam trabalhos que afetam a conformidade com os requisitos do produto.
b) Onde aplicável, prover treinamento ou tomar ações para atingir a competência necessária;
c) Avaliar a eficácia das ações executadas;
d) Assegurar que o pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade, e:
e) Manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência;

Deve exisitr um mapeamento das competências necessárias na organização, o que muitos chamam de matriz de competência, ela mostra quais são os requsitos para cada responsabilidade. A organização deve prover treinamento ou ações para que as pessoas cheguem até o nível de competência necessária. Considero boa prática adotar um programa de treinamentos anual. A eficácia dos treinamentos e ações tomadas devem ser avaliadas e registros deverão ser mantidos.

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